Historia del Perfume
A palavra “perfume” ou “perfumes” deriva do latim “per” e “fumare”, que significa produzir fume e que faz referência às substâncias aromáticas que ao ser queimadas desprendiam um fume que era usado para aromatizar. Atualmente, o termo “perfume” é referido ao líquido aromático usado por mulheres e homens para liberar fragrâncias agradáveis.

Ramón Planas y Bueras possui o Museo del Perfume, em Barcelona, em que encontramos entre a sua coleção uma grande variedade de perfumes de homem e perfumes de mulher. Ele tem a teoria de que: “Tudo começou na pré-história, o dia em que um daqueles homens primitivos fez uma fogueira para aquecer-se ou para afastar as feras que podiam estar ao seu redor e, por acidente, pegou fogo a alguns galhos ou resinas duma árvore que começaram a desprender um aroma agradável, um cheiro inédito que nunca tinha apercebido ninguém. Talvez o facto de achar que era tão bom e de que o fume fosse elevado ao céu, fez com que decidiram utilizá-lo como oferenda para as divindades”.

A arte da elaboração de perfumes nasceu no Egito e foi depois desenvolvida pelos árabes e os romanos. Dentro da Europa, começou durante o Renascimento, especialmente na França, em meados do século XIV, quando começaram a ser cultivadas as flores para criar os perfumes. É por isso que este país passou a ser o império dos perfumes. Após vários séculos, foram instalados os primeiros pequeníssimos laboratórios de perfumistas em que os profissionais elaboravam e vendiam as suas próprias preparações aromáticas. Contudo, estes produtos eram feitos exclusivamente para os seus clientes, segundo os seus gostos e petições.

Ano após ano, foi-se ampliando o consumo de águas-de-cheiro, especialmente nas cortes dos reis da França, Luís XIV e Luís XV, que foram grandes consumidores de essências. A história diz que se sentiam obrigados a usá-las para esconder a falta de higiene e os maus cheiros da época. Durante a revolução francesa, o mercado da perfumaria ficou estagnado. Contudo, a guilhotina fez rodar as cabeças perfumadas dos nobres, o que deu nome a um novo aroma chamado “Guillotine”.

Naturalmente, com a chegada ao trono de Napoleão começou uma nova expansão para os perfumes. Nestes anos, os perfumistas converteram-se numa grande indústria que proporcionava postos de trabalho e, em consequência, dinheiro. O importante já não era apenas a fragrância, mas também o frasco, a embalagem e a publicidade. No sul da Europa, na Espanha, as pessoas que faziam luvas foram as precursoras, porque vendiam os frascos com luvas perfumadas..

Quanto à cosmética, os gregos foram os responsáveis de introduzir os seus costumes desde o Oriente Próximo até Espanha. Os primeiros barbeiros e perfumistas foram gregos que se estabeleceram em Roma durante a época da República. O seu papel mais importante foi o de aplicar a arte que tinham na criação de frascos de cerâmica para poder guardar neles os perfumes, difíceis de igualar atualmente. Os artesãos gregos criaram sete frascos diferentes para guardar os perfumes e decoravam-nos com animais mitológicos, figuras geométricas e cenas de cerimónias. Não obstante, o cristianismo fez retroceder o uso dos perfumes e cosméticos porque achavam que eram truques do diabo usados pelas mulheres para seduzir os homens.

Hoje em dia, no século XXI, o mercado tem umas necessidades diferentes. Antes eram os provadores de fragrância os narizes que decidiam qual a moda, agora são eles os que devem obedecer ao departamento de marketing. A perfumaria está a crescer a um ritmo desenfreado. Há cada vez mais marcas de perfumaria e cosmética e não há um lugar para todas. Com as perfumarias online apareceu um novo modelo de negócio no setor que está a fazer furor entre os consumidores de níveis socioeconómicos elevados. São as chamadas “perfumarias nicho”, em que pode encontrar as marcas mais exclusivas e as que não são distribuídas nas perfumarias tradicionais. Na Perfume’s Club tem algumas dessas marcas com o melhor preço.

É importante ter em consideração que não é obrigatório perfumar-se, mas é evidente que o perfume reforça a personalidade, é um complemento invisível que afeta os sentidos e as emoções. Muitas vezes podemos identificar uma pessoa apenas pelo seu cheiro, que provoca sensações e pensamentos diferentes.

Tipos de perfumes
Os tipos de perfumes dependem da sua intensidade aromática:
  • Perfume: É a forma mais concentrada. Contém entre 15-40% de essência aromática. É misturado com álcool de alta graduação. Regra geral tem um aroma muito intenso e a sua duração média é de 7 horas.
  • Eau de Parfum: Também conhecida como EDP. Tem uma concentração de 15%. A sua duração é de 4 a 6 horas.
  • Eau de Toilette: Também conhecida como EDT. Tem uma concentração de 7-15%. É a versão mais ligeira dentro dos perfumes, perfeito para usar em eventos informais. Os especialistas aconselham aplicar na roupa e não na pele. A sua duração é de 3 a 5 horas.
  • Eau de Cologne: Também conhecida como EDC. Tem uma concentração de 3-6% mas com aromas cítricos. A sua duração média é de 3 horas.
  • Splash Perfumes: Também conhecidos como EDS. Têm uma concentração de 1%.
Episódios curiosos
  • O imperador Nero, quando celebrava os seus banquetes e convidava os seus mais prestigiosos amigos, ordenava que caíssem do teto milheiros de pétalas de todas as variedades de flores exóticas. Também mandava soltar pássaros com asas molhadas em perfumes para que as fragrâncias fossem distribuídas por toda a sala.
  • As damas romanas tinham uma forma muito especial de se perfumar já que obrigavam as suas escravas a encher a boca com perfumes para depois ser rociadas no rosto e no corpo.
  • Quando encontraram a tumba do faraó Tutankamon, descobriram que estava rodeado de mais de três mil recipientes com fragrâncias que ainda conservavam o seu cheiro apesar de ser soterradas durante mais de 30 séculos.
  • Os textos históricos asseguram que o cheiro corporal de Alexandre Magno era tão agradável e forte que perfumava todos os locais em que entrava.
  • Quando Marilyn Monroe disse que antes de dormir se perfumava com apenas duas gotinhas do Chanel Nº 5, as vendas de perfumes incrementaram a níveis exagerados.
  • Patrick Süsking, o narrador da novela “O Perfume” é muito minucioso quando descreve todos os detalhes e caracteriza cada personagem pelos seus cheiros: se for agradável, é de uma personagem também agradável e ao contrário. De alguma forma, o cheiro define o caráter e a personagem.
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