Um cuidado e cabelo vivo, sua melhor expressão de beleza
Trate o nosso cabelo como deveria todos os dias, é uma questão fundamental para nos sentirmos seguros e confortáveis com a nossa aparência: o nosso cabelo faz parte da nossa beleza pessoal. Mas, para sermos perfeitos, precisaremos de uma pequena dose de cuidado e atenção diários. Do Perfume's Club queremos tornar esta tarefa menos complicada, por isso vamos detalhar quais são as questões essenciais que você deve saber sobre o seu cabelo.
Começaremos indo para a raiz do problema que queremos tratar ou mitigar. Para isso, você precisa saber qual é o seu tipo de cabelo e como você pode tratar seu couro cabeludo. Seguindo nossos passos, você saberá com antecedência quais produtos podem beneficiá-lo mais, bem como qual é o melhor momento para aplicar um condicionador reparador, uma máscara de queratina ou o termo-protetor.
Determine quais recursos o seu couro cabeludo possui e qual é o seu tipo de cabelo
Antes de estabelecer uma rotina diária de cuidados com os cabelos, é essencial que você conheça bem as características de seu cabelo de couro e como você vai tratá-lo. O dilema geralmente gira em torno das glândulas sebáceas (responsáveis por segregar a lubrificação natural do seu cabelo) que muitas vezes produzem um excesso (problemas de cabelo oleoso ou caspa) ou apenas o oposto (secura e cabelo quebradiço). Como nem todos nós temos o mesmo metabolismo e isso é frequentemente influenciado por fatores externos (estresse, alimentação, hábitos, etc.), devemos cuidar dos tipos de couro cabeludo disponíveis para identificar os nossos:
- Oleoso: apresenta glândulas sebáceas que produzem excesso de sebo e dão ao cabelo uma aparência flácida e sem brilho. Isto pode ser devido a alterações hormonais (comuns na puberdade ou maturidade) ou estresse. Pessoas que têm um couro cabeludo gordo, também têm um cabelo oleoso. O tipo usual de cabelo com essas características é o cabelo claro, que é muito mais fino que o cabelo escuro e, portanto, mais suscetível ao excesso de gordura. O cabelo oleoso vai precisar de uma limpeza frequente, mas não diária, porque se o lavarmos muito, acabaríamos causando maior produção de sebo como uma resposta natural do nosso corpo. Você precisará de xampus sem óleo, que possuem propriedades adstringentes e seu detergente suave. Se você lavá-lo a seco virá melhor, e é preferível não usar muito as máscaras. Se necessário, aplique somente nas pontas.
- Seco: este tipo de cabelo apresenta uma aparência opaca e sem vida, sendo também mais suscetível a quebra. A causa mais óbvia desse ressecamento é a desidratação do couro cabeludo. A retenção de água é escassa e também a lubrificação natural. Você vai precisar de shampoos com propriedades hidratantes, e se eles contêm óleos vegetais que ajudam a hidratação natural do couro cabeludo, melhor. Você não deve lavá-lo freqüentemente, mas é bom hidratá-lo habitualmente, aplicando a máscara ou o soro apropriado e umedecendo-o um pouco sem enxaguar.
- Misto: ocorre quando o couro cabeludo está entre seco e gorduroso, e é porque as glândulas sebáceas têm alta atividade na raiz, mas não influenciam a imbuir todo o cabelo, então as pontas ficam secas e frágil. Nesse caso, você precisará do mesmo xampu que um tipo de cabelo oleoso, concentrando-o apenas no couro cabeludo e evitando lavar as pontas. Então vamos tratar as pontas secas, com um soro hidratante ou reparador.
- Normal: é o tipo mais balanceado. É brilhante e dócil, e é o resultado de um estilo de vida equilibrado e saudável, além de boa genética. Se você combiná-lo com o uso de produtos específicos para cada uma das atenções que seu cabelo pode precisar, você conseguirá resultados incríveis.
Se você já colocou o seu tipo de couro cabeludo, agora vamos determinar quais tipos de cabelo existem e quais são os seus para que você saiba como tratá-los adequadamente. Em geral, eles são:
- Cabelos grossos: a principal característica deste cabelo é que ele tem um fio grosso. É o tipo de cabelo mais resistente e suporta melhor desgaste, penteados ou corantes. No entanto, está cientificamente provado que este tipo de cabelo é mais difícil de absorver a umidade do que outros tipos e, portanto, pode levar a um excesso de volume e frizz.
- Cabelos finos: isso é o oposto de espessura, o fio é fino e não tem volume e força. Você precisará de produtos específicos para esse tipo de cabelo, que geralmente contêm ingredientes mais suaves e menos agressivos. Toda vez que você lavá-lo, é bom usar um bom condicionador para nutrir seu cabelo, bem como aplicar uma máscara nas pontas uma vez por semana.
- Cabelos lisos: o fio deste tipo de cabelo é entre o tipo grosso e o tipo fino, portanto é balanceado. No entanto, apresenta vários problemas comuns: falta de volume, brilho, pontas duplas e tendência ao frizz diante da estática. Para isso, devemos cuidar disso da seguinte maneira: lave-a todos os dias se for oleosa, e a cada dois ou três dias, se estiver normal ou seca. Nosso shampoo deve ser macio, com baixo teor de detergente e hidratante. Use pouco condicionador e máscaras que ajudem a mantê-lo liso, sem pesar ou curling.
- Cabelo crespo: é um tipo de cabelo seco com muito volume. Os fios assumem formas muito onduladas e são finos e delicados. Quando chegar a hora de lavá-lo, devemos fazê-lo com cuidado e nutri-lo intensamente. A freqüência com que você lava deve ser menor e sempre usar um condicionador específico rico em nutrientes. Use máscaras, soros ou óleos vegetais secos e diariamente para manter-se hidratado, será a melhor opção.
- Cabelos ondulados: apresenta fios que não são tão crespos como o tipo de cabelo encaracolado e com traços muito mais largos. Por esta razão, geralmente é algo mais espesso e não tão denso. Da mesma forma, também pode apresentar características de cabelo oleoso e misto. Você deve usar o shampoo mais adequado ao seu tipo de couro cabeludo.
Tipos de produtos para cabelo que podem beneficiar seu cabelo
Como existem muitos tipos diferentes de produtos para beneficiar o seu cabelo, você deve meditar bem quais são os que escolheremos para o nosso cuidado diário. Nesse sentido, queremos ajudá-lo mostrando em termos gerais quais produtos você pode usar para tratar seu cabelo e como aproveitá-lo ao máximo:
- Alguns tipos de shampoos gerais são:
- Shampoo neutro: é adequado para todos os tipos de cabelo, não trata nenhum problema em particular, simplesmente remove a sujeira do cabelo sem grandes modificações, respeitando o pH natural do seu couro cabeludo. Este tipo de xampu é bom para cabelos normais e equilibrados, que não precisam tratar nenhum problema específico.
- Shampoo Hidratante: ajuda os cabelos secos a reterem a umidade, tornando-os mais flexíveis e macios ao toque. É recomendado para cabelos crespos ou crespos, finos e com tendência à secura.
- Shampoo para cabelos com cor: eles procuram manter a cor do corante no cabelo por mais tempo, respeitando a pigmentação. É um tipo muito específico para quando nosso cabelo é tingido. Você deve levar em conta suas características e as do seu corante para escolher o xampu que mais respeita sua cor e seu tipo de cabelo.
- Shampoo para adicionar volume: adiciona volume ao cabelo fino, seco e sem brilho.
- Shampoo Anti-caspa: o xampu por excelência para aqueles com um couro cabeludo oleoso e excesso de sebo. Eles devem ser usados como um tratamento muito específico em caso de apresentar este problema e devem ser tratados com delicadeza. Nestes casos, é melhor pedir conselhos ao seu dermatologista o mais rápido possível.
- Condicionadores: servem para complementar o xampu e possuem características mais suaves e emolientes. Os tipos de condicionadores são os mesmos que os detalhados para o xampu e o complementam. Em alguns casos, como no caso de cabelos oleosos ou mistos, ou cabelos normais em risco de excesso de sebo, não é aconselhável usar sempre o condicionador quando lavamos nossos cabelos.
- Máscaras são tratamentos para cabelos secos que precisam reter umidade, estes produtos também possuem vitaminas, proteínas de seda, linho, aveia, etc. Eles nutrem os cabelos, vedam as cutículas e protegem das agressões externas.
- Também temos diferentes tipos de fixadores que podemos usar, dependendo do nosso objetivo:
- Géis de fixação: são utilizados para manter a coesão entre os fios de cabelo. Eles dão um brilho molhado e não são pegajosos ao toque. Eles podem ser aplicados em cabelos secos ou oleosos. Você pode escolher o tipo de gel que melhor se adequa ao seu tipo de cabelo, pois existem hidratantes, adstringentes, neutros, etc.
- Espumas: elas têm um efeito muito semelhante ao dos géis, formam uma bainha muito fina, transparente, macia e flexível ao redor do cabelo.
- Lacquers: eles são usados para fixar e modelar seu penteado. Ao aplicá-lo, você deve levar em conta que é apropriado, se adapta ao seu tipo de cabelo e o penteado que você deseja alcançar com ele. Há fixação leve, forte e extra forte. Seu uso varia dependendo do penteado que você deseja alcançar.
- Secadores: devem ser usados com moderação e se você tiver cabelos secos ou delicados, é aconselhável usá-los o mínimo possível.
- Protetores térmicos: devem ser usados antes de usar o secador. Eles criam uma película protetora ao redor do seu cabelo que a protege do calor e das agressões externas.
A melhor maneira de aplicar seus produtos de cabelo
Independentemente de quão bom é um produto, se ele não for aplicado ou distribuído corretamente, os resultados não serão bons, porque essa etapa é a principal condição que determina a eficácia de nossa rotina diária de cuidados.
Em geral, você pode seguir estas etapas:
- A primeira coisa é o xampu: devemos ter em mente que a lavagem não deve ser muito vigorosa, porque quando o cabelo está molhado, ele perde a elasticidade e é mais vulnerável à lavagem agressiva.
- Lave o cabelo na medida em que é recomendado para o seu cabelo, por exemplo: em cabelos secos, crespos, encaracolados ou delicados, recomenda-se fazê-lo uma vez a cada 2 dias. Claro, você deve usar o xampu que melhor se adapte às suas características de cabelo.
- Aplique o shampoo, colocando uma pequena quantidade nas mãos, esfregue e depois espalhe todo o produto pelos cabelos uniformemente.
- Prossiga para a lavagem massageando o couro cabeludo, realizando movimentos circulares.
o lave com água morna.
Se você aplicar o produto diariamente, basta aplicá-lo uma vez quando lavar o cabelo. Se você fizer isso com menos frequência pelo seu tipo, poderá esclarecer e repetir o processo para intensificar a limpeza.
- Condicionador: Este produto ajuda a suavizar as cutículas do cabelo e neutraliza carga negativa excessiva sobre o cabelo, deixando-o com uma boa aparência e toque suave.
- Depois de lavar o cabelo, é melhor que você o drene um pouco ou espere até ficar molhado.
ou Aplicar o cabelo recomendado e não o condicionador no couro cabeludo, distribuindo o produto das pontas no pescoço.
- Deixe por 1 minuto para permitir que o produto atue. Enxague bem e seque delicadamente.
- Aplicação de tratamentos no couro cabeludo:
- dividir o cabelo longitudinalmente usando um pente fino.
- Trabalho do centro para fora, aplicando diretamente no couro cabeludo.
- Massageie suavemente com movimentos circulares.
- Você deixa agir o tempo recomendado, aplique calor se necessário.
- Esclareça ou deixe o produto dependendo de suas características e necessidades de nossos cabelos.
- Tratamento baseado em soros ou tratamento específico:
- Para aplicá-lo você deve ter lavado previamente o cabelo com o produto recomendado para o seu tipo.
- Distribua o tratamento em todo o cabelo da maneira mais uniforme possível. Se você tem cabelos compridos, aplique nas partes intermediárias e nas pontas dos cabelos, evite a raiz. Se, por outro lado, você tem cabelo curto, é melhor aplicar o tratamento somente quando necessário.
- Deixe agir o tempo que for necessário, e se necessário, você também pode ter que aplicar calor (o produto lhe dirá).
- Finalmente, dependendo do seu produto, esclareça bem ou simplesmente deixe seu cabelo absorvê-lo.
Se você seguir estas diretrizes gerais ao aplicar seus produtos de cabeleireiro, conseguirá resultados visíveis em pouco tempo e também manterá uma boa saúde capilar. No caso de você precisa outros cuidados especiais, tais como para o tratamento de dermatite ou perda de cabelo, é melhor que você vá ao seu dermatologista o mais cedo possível e seguir as recomendações necessárias para tratar seu problema.