Promoções ativas
Não te percas...
As essências são extratos líquidos concentrados de uma substância aromática. Na perfumaria, quando falamos em essências, referimo-nos aos aromas concentrados que constituem a base de qualquer fragrância. Essências são misturas de extratos naturais, óleos essenciais de plantas, frutas, flores, ervas e outros compostos sintéticos produzidos em laboratórios, que imitam ou realçam aromas naturais.
A substância aromática é o ingrediente mais importante na composição de um perfume, proporcionando odor à fragrância. A escolha das essências e sua proporção determinarão o tipo de fragrância final.
• Perfume : possui a maior concentração de essências, entre 20 e 25%.
• Eau de Parfum : sua concentração máxima é de 15%. É a forma comercial mais comum.
• Eau de Toilette : tem proporção menor, aproximadamente entre 6% e 10%. São aromas frescos.
• Eau de Cologne : possuem cerca de 5% de essência e devem seu nome à cidade de Colônia, onde foi inventada.
O diluente é o produto majoritário da composição, base sobre a qual todos os ingredientes são misturados. Geralmente é composto por álcool etílico e água desmineralizada, o álcool permite que os óleos essenciais sejam facilmente diluídos. Quanto maior a proporção de álcool em relação à água, maior será a densidade do aroma da fragrância, mas também maior será a evaporação.
O fixador de aroma é muito importante, pois reduz a volatilidade da fragrância e evita que o cheiro se perca. Podem ser vegetais ou orgânicos e ter cheiro próprio ou não. Os orgânicos, como o âmbar cinzento, são os mais difíceis de encontrar e, portanto, os mais caros.
Para criar as fragrâncias, primeiro é adicionado o diluente como base e o fixador. Depois de misturadas, as essências são introduzidas em uma ordem: primeiro são adicionadas as substâncias que criam as notas de fundo ou de base . Por serem menos voláteis, duram mais e proporcionam profundidade. A seguir são acrescentadas as notas de coração ou de coração , que são as que caracterizam o perfume e as mais duradouras. E, por fim, as notas de topo ou cabeça , sendo estas as mais voláteis, mas as primeiras que percebemos ao cheirar uma fragrância.
A criação de uma fragrância envolve a combinação de diferentes essências e aromas até encontrar um perfil olfativo harmonioso, que defina a singularidade de cada perfume.
Algumas das notas olfativas mais relevantes na perfumaria são florais , cítricas , aquáticas , frutadas , amadeiradas , picantes , orientais , âmbar , gourmand ,...