BeautyLovers · Blog

História do perfume

HISTÓRIAS
História do perfume
História do perfume
Origem, história e curiosidades

O perfume é quase tão antigo quanto a própria humanidade. A palavra perfume deriva do latim “per” e “fumare” , que significa produzir fumaça, referindo-se às substâncias aromáticas que foram queimadas para criar atmosfera. Essas essências eram geralmente incenso, mirra ou flores e eram usadas em oferendas aos deuses. Com o passar do tempo, esses aromas deixaram de ser utilizados apenas para rituais divinos e seu uso no ser humano se expandiu, pois se pensava que os cheiros exalavam uma espécie de poder afrodisíaco .

“Tudo começou na pré-história, no dia em que um daqueles homens primitivos acendeu uma fogueira para se aquecer ou para afastar feras que pudessem persegui-lo e, por puro acaso, acendeu alguns galhos ou resinas de uma árvore e eles começaram a soltar um cheiro agradável., um cheiro sem precedentes que ninguém jamais havia sentido antes. Talvez o facto de o acharem tão agradável e de o fumo subir até ao céu os tenha feito pensar em utilizá-lo como oferenda às divindades”Ramón Planas Buera (Museu do Perfume de Barcelona)

História da perfumaria e evolução do setor

A arte de fazer perfumes nasceu no Egito, posteriormente desenvolvida pelos árabes e pelos romanos. Na Europa, tudo começou durante o Renascimento, especialmente na França, em meados do século XIV. Foi então que começaram a cultivar flores e surgiram os primeiros laboratórios de perfumistas onde se dedicaram a fazer e vender as suas próprias preparações aromáticas.

História do perfume

Com o passar do tempo, o consumo de águas perfumadas se difundiu, especificamente, as cortes dos reis da França, Luís XIV e Luís XV , eram grandes consumidores de essências, conhecidas como “A corte perfumada”. A história diz que eles se viam um pouco obrigados a se esconder a falta de higiene e os maus odores.

Durante a Revolução Francesa o mercado de perfumaria estagnou. Porém, a guilhotina naqueles tempos fazia rolar as cabeças perfumadas da nobreza, dando nome a um novo aroma denominado “Guilhotina”. Com a chamada de Napoleão ao trono começou uma expansão dos perfumes , os perfumistas se tornariam uma grande indústria, proporcionando empregos e, naturalmente, dinheiro. Neste ponto, como acontece hoje, o que importava não era apenas a fragrância , mas também o frasco, a embalagem e a publicidade.

O mundo da perfumaria hoje

Hoje, no século XXI, o mercado tem outras necessidades. Antes eram os provadores de fragrâncias “nariz” que determinavam os rumos de uma moda, agora devem ficar atentos ao departamento de marketing. Atualmente, a perfumaria cresce a taxas desenfreadas. Cada vez mais marcas de perfumes e cosméticos estão surgindo e não há espaço para todos. Junto com as perfumarias online, surgiu outro modelo de negócio no setor que está causando polêmica entre consumidores de alto nível socioeconômico. São o que chamam de perfumarias de nicho ou de assinatura ”, onde é possível encontrar fragrâncias exclusivas de marcas seletivas que criam edições limitadas e não são distribuídas em perfumarias tradicionais.

O perfume reforça a personalidade do indivíduo, só pelo cheiro as pessoas podem ser identificadas, conseguindo transmitir diferentes sensações e pensamentos. É, indiscutivelmente, um complemento invisível que afeta os sentidos e as emoções. Na Perfume's Club você encontra as melhores marcas de perfumes ao melhor preço.

Quer ganhar um desconto de 5 euros* na sua próxima compra? Basta se cadastrar e enviaremos um e-mail de boas-vindas com o bônus.
*Disponível para primeira compra de usuários não cadastrados. Valor mínimo de compra: 49€. Não acumulável com outras ofertas ou descontos.

Perguntas frequentes

Que tipos de perfume existem e como eles diferem?

Os 3 principais tipos de perfumes dependendo da intensidade aromática:

Eau de Perfume: mais conhecido como EDP , é a forma mais concentrada, seu aroma é profundo pois contém entre 15-40% de essência aromática. Misturado com alto teor alcoólico. Geralmente tem um aroma muito intenso e sua duração pode chegar até 7 horas.

Eau de Toilette: mais conhecido como EDT ou água de banho, contém concentração de 7 a 15%. É a versão mais leve do perfume, perfeita para uso em ocasiões informais. Os especialistas recomendam aplicá-lo na roupa e não na pele. Sua duração gira em torno de 3 a 5 horas.

Eau de Cologne: mais conhecida como EDC ou água de colônia, contém concentração de 3-6%, é a versão mais leve em duração e intensidade. A melhor opção para se refrescar a qualquer hora do dia. Dura aproximadamente 3 horas.

O que é perfumaria de nicho ou de assinatura?

São fragrâncias exclusivas que buscam fugir do convencionalismo. Normalmente, as marcas de nicho pertencem a pequenas empresas que possuem uma clientela pequena e fabricam quantidades limitadas para preservar o espírito de originalidade. Se procura criações diferentes, de qualidade e com aromas duradouros.

Você sabia que...?

- O imperador Nero, quando celebrava seus banquetes e convidava seus amigos mais prestigiosos, mandava cair do teto milhares de pétalas de todas as variedades e flores exóticas. Ao mesmo tempo, soltou pássaros com as asas banhadas em perfume para que a fragrância se espalhasse por todo o ambiente.

- As damas romanas tinham uma forma muito pessoal de se perfumar, pois enchiam a boca das escravas com perfumes para que pudessem borrifá-los no rosto e no corpo.

- Quando encontraram o túmulo do Faraó Tutancâmon, descobriram que estava rodeado por mais de três mil frascos com fragrâncias que ainda mantinham o seu cheiro, apesar de estarem enterrados há mais de 30 séculos.

- Textos históricos afirmam que o odor corporal de Alexandre, o Grande, era tão agradável e forte que ele conseguia perfumar todos os lugares por onde entrava.

- Marilyn Monroe, quando afirmou que antes de dormir se perfumava com duas gotas de Chanel nº 5, as vendas de perfumes aumentaram para níveis exagerados.

- Patrick Süskind, o narrador do romance “O Perfume” é muito meticuloso ao descrever todos os detalhes e caracteriza os personagens até pelos cheiros: dependendo de serem desagradáveis ou não, pertencem a um personagem agradável ou não; de alguma forma o cheiro define o caráter, corresponde ao caráter.

Quer compartilhar sua opinião sobre este post?
Preencha e envie o seguinte formulário e publicaremos sua opinião.
CANCELAR
INSCREVA-SE NA NEWSLETTER E GANHE 5€* DE GRAÇA!
App: App Store Google Play
© Perfumesclub.com 2009 - 2024 | Todos os direitos reservados | NIF ESB57818197 Marca registada por Beauty Luxe Distributions SLU | Ilhas Baleares - Espanha |
VAMOS TE LIGAR
Agora você pode fazer seu pedido por telefone