BeautyLovers · Blog

Arganour, cosméticos naturais

TENDÊNCIAS
Arganour, cosméticos naturais

Para que servem os certificados em cosméticos naturais?


A cosmética natural conquistou um merecido nicho dentro do setor da beleza. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da proteção do meio ambiente e descobriram todos os benefícios que os cosméticos de origem natural podem proporcionar. Por esta razão, cada vez mais marcas estão decidindo criar sua própria linha ecológica e natural. No entanto, isso pode levar a alguma confusão. Como saber se é um cosmético natural? Essa marca é realmente vegana? Para garantir a sua naturalidade, muitas marcas recorrem às certificações concedidas por alguns organismos internacionais. Neste post, vamos contar para que servem os certificados, quais os requisitos que uma marca deve ter para alcançá-los e como é o processo de certificação.



Por que os certificados são úteis em cosméticos naturais?


Como atualmente não existe uma norma europeia comum que regule cosméticos naturais e/ou orgânicos, muitas marcas recorrem às certificadoras para garantir que seus produtos sejam de origem natural, vegana ou orgânica. Por exemplo, Arganour é uma das marcas mais certificadas em cosméticos naturais: natural, orgânico, vegano e cruelty-free.

Soro de cabelo Arganour
Estas certificadoras são entidades privadas que, com base em normas imparciais (COSMOS, norma ECOCERT...) concedem certificados ou selos aos produtos de marca. Hoje, existe uma grande variedade de empresas certificadoras, mas neste caso vamos focar em duas:

Certificadora ECOCERT


A Ecocert é referência em rotulagem ecológica. Para obter o selo, esta empresa analisa e avalia uma série de seus próprios requisitos sociais e ambientais:

- Usar os recursos naturais com responsabilidade.
- Promover a utilização de produtos provenientes da agricultura biológica.
- Opte por processos de fabricação e produção ecologicamente corretos.

Mas, além disso, também é regido pelo padrão COSMOS que explicaremos mais adiante.

Certificadora CAAE


A CAAE é outra das principais certificadoras do setor de cosméticos orgânicos, naturais e veganos. Seu objetivo é que o consumidor consiga entender a formulação de cada produto e tenha consciência do que está consumindo.

O que é o padrão COSMOS?


Essa norma classifica cosméticos naturais e orgânicos com base em critérios rígidos que vão desde o fornecimento até a comercialização, sem descuidar da fabricação e controle dos produtos.

Com base nisso, o padrão COSMOS classifica os cosméticos como naturais ou orgânicos. O primeiro, COSMOS Natural, engloba todos os produtos que não contenham ingredientes de origem animal, ingredientes geneticamente modificados ou ingredientes sintéticos. Enquanto o segundo, COSMOS Organic, refere-se a todos os cosméticos que possuem pelo menos 95% de ingredientes orgânicos.

Manteiga de Karité Orgânica Arganour

Como é o processo de certificação?


Existem quatro etapas pelas quais uma marca deve passar para obter um certificado ou selo.

- Registro. Nesta primeira fase, a certificadora é responsável por examinar os documentos que a marca entregou e processar seu registro.
- Avaliação. O órgão de auditoria avalia a formulação de cosméticos, bem como outros elementos mais secundários (rótulos, embalagens...).
- Inspeção. O responsável pela auditoria desloca-se ao local onde a marca tem as suas instalações para auditar uma série de pontos.
- Emissão do certificado. Se a marca passou na auditoria, obtém diretamente o certificado correspondente.

Óleo de coco orgânico de arganour
Quer compartilhar sua opinião sobre este post?
Preencha e envie o seguinte formulário e publicaremos sua opinião.
CANCELAR
INSCREVA-SE NA NEWSLETTER E GANHE 5€* DE GRAÇA!
App: App Store Google Play
© Perfumesclub.com 2009 - 2024 | Todos os direitos reservados | NIF ESB57818197 Marca registada por Beauty Luxe Distributions SLU | Ilhas Baleares - Espanha |
VAMOS TE LIGAR
Agora você pode fazer seu pedido por telefone