Cosmética para ele: Mostre o seu lado mais fresco e natural.
A cosmética sempre esteve ligada ao setor feminino, mas desde que se tornou num dos aspectos mais importantes do cuidado diário da nossa saúde e bem-estar, também é importante para os homens. O barbear, a barba, a polução e a falta de hidratação são fatores que influem no aspecto e a saúde da pele masculina. Atualmente existe uma grande variedade cada vez maior de produtos e tipos de cosméticos. A Perfume’s Club deseja ajudar a que conheça quais os produtos mais adequados para o seu tipo de pele e idade. Revelamos várias dicas para estabelecer um ritual no uso de cosméticos que favoreça a sua imagem e, ao mesmo tempo, a saúde da sua pele.
O primeiro a ter em conta é o seu tipo de pele para saber que produtos escolher: cosméticos livres de óleos se temos a pele oleosa, sem álcool se é demasiado seca, etc. O seguinte é a idade da pele, para conhecer quais os produtos que melhor se adaptam ao momento atual da sua pele, e os seus objetivos: tonificar, dar brilho, realçar...
Para obter o seu aspecto mais fresco y natural, deve usar as melhores espumas para barbear e after-shaves para o rosto. E para diminuir todas as imperfeições e possíveis deteriorações do barbear, não esqueça ter sempre à mão um bom exfoliante, tónico ou sérum.
Tipos de pele
Nem todas as peles são iguais, obviamente, cada uma recebe os produtos de forma diferente. Por isso é muito importante saber qual o seu tipo de pele. Há cinco tipos de peles:
- Pele normal: Se este é o seu tipo, tem muita sorte, porque é aquele com o pH mais equilibrado. Pode usar quase qualquer cosmético: não sofre irritações habitualmente e não é propensa a vermelhidões nem a alergias habituais (exceto algum caso excecional). Pode utilizar produtos com ou sem óleos, geles, cremes ou tónicos com ou sem álcool, etc. Depende do estado da pele.
- Pele seca: Como o nome indica, é a pele que tende a secar por problemas com a retenção de elementos hidratantes. É fina e um bocado áspera ao tato. Graças a isto, não é habitual ter imperfeições ou borbulhas por causa da falta de produção natural de sebo na pele. Deve evitar os cremes e os sabões com álcool, que causam secura, e no seu lugar utilizar produtos muito oleosos e hidratantes. Os tónicos emolientes também são muito positivos.
- Pele oleosa: É aquela que produz excesso de sebo, especialmente na fronte, nariz e queixo. Costuma ter uma maior grossura e os poros dilatados. É por isso que não é uma pele sensível, mas pode ser propensa a acne e a imperfeições. É recomendável utilizar cosméticos livres de óleos e tónicos adstringentes e hidrantes adequados para a pele oleosa.
- Pele mista: É o tipo de pele a meio caminho entre a pele oleosa e a normal. Da mesma forma que a pele oleosa, é propensa aos brilhos, mas também pode apresentar secura noutras áreas do rosto. Para esta pele é recomendado usar produtos livres de óleos e tónicos não adstringentes para não provocar uma secura excessiva.
- Pele sensível: É uma pele delicada, que se irrita ou seca facilmente e é propensa a reagir mal a alguns componentes (perfumantes, álcool...) ou às inclemências do tempo. Podem ter vermelhidão, secura, acne... Há produtos cosméticos especialmente indicados para este tipo de peles que incluem componentes suaves, sem perfumes nem álcool.
Como aplicar os cosméticos
Se sabe aplicar corretamente os cosméticos, e habitualmente não é assim tão simples, pode aproveitar ao máximo os seus produtos de beleza e os seus efeitos serão mais visíveis na sua pele. Em traços gerais, seja para o corpo ou para o rosto, existem regras de seguimento a não perder, já que neste caso a ordem dos fatores pode alterar o resultado.
Em primeiro lugar, antes de usar qualquer produto, devemos limpar bem a área em que vamos trabalhar. Se for necessário, também esfoliamos e tonificamos corretamente a pele. Depois aplicamos o creme hidratante. Por último, no caso da pele sensível ou se vamos tomar sol, é uma boa ideia utilizar proteção solar após todo o processo.
Como pode ver, são uns passos muito simples mas importantes que ajudarão à nossa pele a exibir sempre o melhor look.
Composição geral dos cosméticos
O tipo de pele é importante, mas também há que conhecer quais as características básicas dos cosméticos que vamos usar e quais os princípios responsáveis dos resultados benéficos que podemos obter.
Dentro da composição geral dos cosméticos, podemos distinguir: o princípio ativo, o excipiente, os conservantes, os colorantes, os perfumantes e os corretores.
- Princípio ativo: É o encarregado de fazer com que um produto cumpra a sua função específica. Por exemplo, os componentes detergentes nos sabões e nos limpadores, para ajudar a limpar a pele.
- Excipientes: São as substâncias que transportam e unificam os princípios ativos e o resto de componentes que formam o cosmético. Estes são, por exemplo, o álcool num gel, responsável pela sua textura líquida, ou a vaselina num creme.
- Conservantes: Ingredientes que ajudam à conservação do cosmético e dão uma vida eficaz maior ao produto. Ao contrário do que é costumado pensar, os cosméticos precisam sempre destes componentes já que a sua deterioração após abertos é bastante rápida. Os conservantes antioxidantes e os antimicrobianos são imprescindíveis tanto para previr a oxidação dos princípios ativos do produto, como para previr e proteger da contaminação de bactérias e fungos.
- Colorantes, perfumes e corretores: Estes são os responsáveis da cor e o aroma do produto que utilizamos. Um produto realizado sem estas características poderia apresentar cores manchadas ou cheiros demasiado fortes, ou até precisar de alguma correção no seu pH. É por isso que os colorantes e os perfumantes são os que dão esse toque atraente e agradável para a nossa pele.
Obtenha resultados diferentes na utilização dos seus cosméticos
Sem dúvida, os cosméticos que escolhemos acabam por ser o nosso sinal de identidade, já que refletem a sua eficácia na nossa pele e fazem com que exibamos um aspeto fresco e diferenciado.
Sinta-se livre de escolher sempre os cosméticos que considere mais benéficos para as partes do seu rosto ou do seu corpo que deseje potenciar. Para isso, damos algumas dicas gerais que pode seguir para tomar a sua decisão:
- Não tenha medo de misturar diferentes tipos ou marcas de cosméticos, já que, apesar da crença popular de que a mistura é daninha ou pouco eficaz, o importante realmente é saber como aplicar.
- Não espere resultados milagrosos ou demasiado rápidos nos seus tratamentos cosméticos. Pense que os princípios ativos não são tudo o que vai ajudar a melhorar o aspeto da sua pele. Fatores como a alimentação, o exercício, tomar sol, etc. são igualmente importantes e necessários dentro deste processo para ter sucesso.
- Use produtos específicos para tratar os problemas que a sua pele possa apresentar. Com frequência conformamo-nos com utilizar produtos genéricos nas áreas do corpo que queremos favorecer, mas é insuficiente. Por exemplo, se o seu objetivo á acabar com a secura e a aspereza das mãos, cotovelos ou joelhos, não utilize qualquer creme hidratante, escolha um adequado para a parte do corpo a tratar e conseguirá resultados mais rápidos e diretos.
- Não use cremes de tratamentos específicos antes de ter o problema real na pele. Por exemplo, não é bom utilizar um creme antirrugas quando somos demasiado jovens nem um creme antiestrias quando em processos hormonais fortes só porque achamos que vamos previr a sua aparição. O facto é que se usar estes produtos de forma prematura pode estar a obter o efeito contrário: a pele torna-se mais dependente destes cosméticos e poderia agravar os problemas se deixar de utilizar.
Se segue estas dicas para escolher e usar os cosméticos, podemos dizer com certeza que poderá alcançar e manter uma beleza fresca e cuidada.